Escolha uma Página

Reciclagem na rua

12/09/19 | Reciclagem

Onde e Como devo jogar meu lixo?

Devo saber a diferença de lixo orgânico e lixo reciclável?

Quem nunca, após fazer alguma refeição em um shopping center, por exemplo, viu várias cestas coloridas e ficou em dúvidas de onde deveria jogar seu lixo?

Reunimos aqui, de forma prática, todas as informações básicas sobre a Coleta seletiva e a Reciclagem.

Afinal, você sabe a lixeira certa para jogar seu lixo?!

Onde devo jogar meu lixo?

Muitas pessoas ficam em dúvidas de como descartar o lixo de forma correta, ou tem preguiça de separar quando estão em lugares públicos.

A verdade é que consumimos muitos produtos em embalagens diversas todos os dias, o que gera um excesso de resíduos. Porém, muitos desses resíduos podem e DEVEM ser reaproveitados! Principalmente porque o montante de todo o lixo se tornou um problema para o planeta, pois amaioria deles demoram anos para se decompor de forma natural no meio ambiente.

Tendo em vista esse problemão, foi preciso criar um sistema funcional, onde a população assumisse um papel mais ativo – contribuindo assim para a conservação do meio ambiente. Por isso, a coleta seletiva foi implantada em diversos lugares públicos pelo mundo todo.

O sistema consiste em classificar por cor os resíduos que serão coletados. Abaixo listarei as cores que correspondem a cada tipo de resíduos.

As mais comuns de se encontrarem são:

  • Vermelho (plástico)
  • Amarelo (metal)
  • Azul (papel/papelão)
  • Verde (vidro)

Exemplo de cestos de coleta seletiva

As menos comuns são:

 

  • Preto (madeira)
  • Branco (resíduo hospitalar)
  • Laranja (resíduos perigosos ou tóxicos) (colocar link do Wikipedia)
  • Roxo (resíduos radioativos)
  • Marrom (resíduos orgânicos)
  • Cinza (resíduo geralmente não reciclável, misturado ou contaminado, não sendo possível de separação)

Como devo descartar o lixo reciclável?

Agora que você já sabe quais cores correspondem a cada classe de resíduos, vamos a alguns exemplos que te ajudarão a destinar seu lixo de forma correta em ambientes públicos – contribuindo para a reciclagem dos mesmos:

  1. Comi um lanche maravilhoso de fast food, o que fazer com as embalagens?
    As embalagens do sanduíche, batata, torta, etc., que são de papel, podem ser recicladas e vão para a lixeira de cor azul se não estiver suja (de gordura por exemplo). Caso estiverem sujas, vão para a lixeira de cor cinza junto com os guardanapos e embalagens de sachês. O copo e o canudo vão para lixeira de cor vermelha.
  1. Comprei um picolé, o que fazer com o palito e a embalagem?
    Se o palito for de plástico, é só jogar ele e a embalagem na lixeira de cor vermelha (se ambos estiverem limpos). Agora se o palito for de madeira, bom, vai ser difícil achar uma lixeira de cor preta, então sugiro reservar o palito e descartá-lo de forma certa com o seu lixo domiciliar. Caso tudo esteja sujo, então a lixeira cinza é o destino de todos.
  1. Comprei chicletes, o que fazer com o chiclete e as embalagens?
    Depois de mascá-los o ideal é jogá-los na lixeira de cor cinza. A embalagem pode ser descartada na lixeira de cor vermelha (sim, embalagens metálicas são plásticos recicláveis) ou azul (embalagens de papel).
  1. Almocei uma marmita deliciosa, o que faço com a embalagem?
    Se a embalagem for de alumínio, limpe-a e descarte na lixeira de cor amarela. Se for embalagem de isopor, limpe bem, e leve na lixeira de cor vermelha. Se os talheres forem de plástico também, pode colocar junto.
  1. Comi um Salgadinho, o que fazer com a embalagem?
    Assim como as embalagens de chicletes que são metalizadas, essas podem ser descartadas na lixeira de cor vermelha, depois de limpas pois são plásticos recicláveis.
  1. Tomei um suco refrescante, onde devo jogar a garrafinha?
    Para a reciclagem de garrafas pet (descarte com a tampa) devemos procurar uma lixeira vermelha. Caso seja de lata (não precisa retirar o lacre), jogue na lixeira amarela. Em ambos os casos limpe e amasse.

 

Mas o que é Reciclagem?

Reciclagem é reutilizar materiais previamente industrializados no processo de fabricação de novos materiais ou produtos. Ou seja, uma empresa coleta um tipo (ou vários, se for o caso) específico de material descartado – no qual exista a possibilidade de reuso – para produzir seu produto.

Outra forma de reciclagem, é quando alguém pega algum material descartado e transforma em algo útil ou até em objeto de arte.

Uso de garrafa pet como vaso de horta

Obra de Arte de Zac Freeman

Lixo orgânico X Lixo Reciclável

O lixo orgânico é composto por restos de alimento, sendo ele vegetal ou animal, ou seja, frutas, verduras, legumes e carnes.

O lixo reciclável pode ser qualquer resíduo/material que pode ser reaproveitado para produzir outros produtos/materiais. Sendo eles metal, vidro, papel, plástico e inclusive os alimentos – que podem ser reciclados num processo de compostagem para gerar adubo.

Outros materiais como eletrônicos (onde seus componentes são separados para a reutilização), madeira e até óleo podem ser reciclados.

Sabão produzido a partir de óleo de cozinha

Exerça a Cidadania

Agora você sabe que não é tão complicado jogar seu lixo corretamente não tenha preguiça! Guarde as informações e transforme conhecimento em ação! É muito importante todos nós agirmos a favor da conservação do planeta. Procure limpar as embalagens e descarte corretamente. Se caso, no local que estiver, não tenha cestos de lixo de coleta seletiva, procure uma PEV (ponto de entrega voluntária).

Exemplo de uma PEV

Além disso, a destinação correta do lixo juntamente com a reciclagem está diretamente relacionada a nossa saúde. Primeiro, diminui consideravelmente o lixo – os quais em muitos lugares ainda se perdem pelas ruas, rios e esgotos – que vai para os aterros reduzindo a poluição. E o reaproveitando de resíduos reduz o uso de matéria-prima natural.

Lixo abandonado

Cidade limpa

*Existem também os Ecopontos, que recolhem resíduos de construção, madeira, móveis, eletrônicos, etc. – não recolhe lixo orgânico, tóxico, hospitalar e industrial

Então colabore para que todos possamos ter um meio ambiente mais equilibrado.